A dureza da água influencia a lavagem da roupa?

A dureza da água influencia a lavagem da roupa?

Decerto já ouviu falar em água dura e em água macia. Mas sabia que a dureza das águas tem um impacto significativo no resultado da lavagem das roupas?

Explicamos-lhe o que é a dureza da água, como afeta os tecidos, como pode perceber a qualidade da sua água e que cuidados deve ter conforme a mesma.

O que é a dureza da água?

Dependendo da localização geográfica, entre outros fatores, as características da água variam bastante. É por isso que, em algumas zonas a água da torneira é ótima para beber, mas noutras a água engarrafada é a única opção recomendada para consumo.

A dureza da água é uma dessas características, e está relacionada com a quantidade de minerais que determinada água contém. Trocando por miúdos, a água dura é uma água natural que é muito rica em minerais provenientes da natureza, como por exemplo, cálcio ou magnésio. Pelo contrário, a água macia, tem uma baixa concentração destes minerais.

O impacto da água dura na lavagem da roupa

Talvez nunca tenha pensado nisto, mas a dureza da água é um fator decisivo nos resultados da lavagem da sua roupa. A melhor opção para lavar tecidos é a água macia, com pouca quantidade de minerais. Já a água dura, por conter muitos minerais na sua composição, pode fazer com que o detergente da roupa não atue como é suposto.

Como consequência, as peças de roupa podem ficar mais rijas e suscetíveis a rasgões. Já os brancos podem tornar-se ligeiramente acinzentados ou amarelados e a roupa de cor e preta pode apresentar ligeiras riscas brancas ou cinzentas.

Parece um pouco inconveniente, não é? Mas não se preocupe – se reconhece estes cenários, vamos explicar-lhe como pode dar a volta à dureza da água para conseguir roupa impecavelmente limpa.

Como saber se a água é macia ou dura?

Existem alguns sinais a que pode estar atento para perceber se o que sai da sua torneira é água dura ou macia. Para além dos efeitos nas roupas, aqueles que são mais fáceis de identificar são a dificuldade em fazer espuma com o sabonete e champô, a existência de camadas esbranquiçadas residuais na loiça acabada de lavar ou peças de roupa muito rijas quando acabam o processo de secagem.

Esteja também atento ao surgimento de calcário à volta das torneiras e ralos (pode identificá-lo através de manchas brancas).

Pode também contactar o seu Município para averiguar a qualidade da água ou pedir um teste especializado para determinar a dureza da água.

Dicas para lavar roupa em água dura

Ter água dura em casa não é uma sentença. Aliás, existem várias estratégias que lhe vão permitir adaptar a sua rotina para que estes problemas sejam águas passadas.

O principal está em usar uma quantidade ligeiramente maior de produto, do que a dose recomendada, do seu detergente habitual, como o A+ Pure Senses Revitalize.

Existem ainda mecanismos que permitem filtrar a água dura, transformando-a em água macia pronta para usar de forma rápida e prática.

Independentemente da dureza da água que tem em casa, é sempre possível conseguir resultados impecáveis com as suas roupas. Siga as nossas dicas e fique a saber como tirar o melhor proveito da água que circula pela sua casa!

Outros Conselhos A+

Etiquetas das roupas: como decifrá-las?
Lavar Roupa de Bebé
Como Branquear Roupa Branca