Alergias na Pele: Cuidados a Ter na Lavagem da Roupa
Parece complicado? Não se preocupe: aconselhamos vários hábitos que deve adotar para evitar alergias da pele e contamos-lhe quais os melhores produtos para pele sensível e intolerante.
1. Lave as roupas novas antes de as estrear
É comum pensar que as peças que vêm das lojas podem ser usadas imediatamente – afinal, chama-se “pronto a vestir” por algum motivo. No entanto, as peles sensíveis costumam dar-se mal com esta escolha. Isto acontece porque na maioria das vezes os artigos de vestuário novos contêm produtos que preservam o bom estado da roupa, mas que podem ser extremamente irritantes para a pele.
Para prevenir que a sua nova camisa favorita ou aquelas calças super confortáveis que acabou de comprar resultem numa má experiência, lave sempre as peças antes de as usar pela primeira vez, seguindo sempre as indicações da etiqueta. Não dispense nenhuma etapa: opte pela lavagem completa.
2. Detergente alergia: escolha o melhor para a sua pele
Peles sensíveis pedem detergentes específicos e de qualidade. Se nota irritações na sua pele após vestir roupas lavadas, é possível que o detergente esteja a provocar-lhe alergia. Procure produtos adequados para peles sensíveis e sem perfumes fortes.
Existem já várias opções de produtos para pele sensível e intolerante no mercado que combinam o melhor dos dois mundos: oferecem a delicadeza para a pele sem abdicar de um perfume suave e agradável. Experimente o A+ Líquido Baby, um detergente pensado para lavar roupa de bebé que é ideal para peles sensíveis. Limpa e cuida das roupas em profundidade e de forma delicada, deixando-as com um toque suave.
3. Peles sensíveis: meça adequadamente a dose de detergente
Quando usamos demasiado detergente para lavar as nossas roupas, fazemos com que ele não desapareça totalmente durante a lavagem. É certo que isto vai resultar num aroma intenso e agradável, mas também é provável que as alergias de pele surjam quando esta entrar em contacto com as roupas.
Garanta que usa a dose de detergente certa através da leitura atenta dos rótulos. Respeite as recomendações de quantidade de produto por volume de roupa, de forma a evitar resíduos de detergente e, por consequência, reações alérgicas.
4. Alergias pele: deixe enxaguar bem
À mão ou na máquina, o processo de enxaguar a roupa é tão importante quanto o de aplicação do detergente. Afinal, a roupa só fica verdadeiramente lavada quando não restar detergente nas suas fibras. Por isso, lembre-se de enxaguar sempre a roupa com todo o cuidado possível.
Se usar uma máquina de lavar, a opção de dupla lavagem pode ser uma grande aliada contra as alergias da pele. Ao programar a sua máquina para passar a roupa por água duas vezes, permite que a remoção de resíduos de detergente seja mais eficaz. Sem restos de produto na roupa, as alergias deverão acalmar.
5. Escolha programas com temperaturas altas
Alguns dos alergénios presentes na roupa podem ser facilmente eliminados quando sujeitos a temperaturas elevadas. Respeitando os limites recomendados para cada categoria de tecido (consulte sempre as etiquetas), opte por fazer mais lavagens com água quente para garantir a higiene das roupas.
É também importante que lave lençóis, almofadas, cortinados e cobertores com água quente e frequentemente, se assim for a recomendação do fabricante, para impedir que partículas irritantes para a pele se alojem nos tecidos. Podemos não as vestir, mas estas roupas estão frequentemente em contacto com o nosso corpo.
Embora simples, estas dicas podem fazer toda a diferença na prevenção de alergias da pele causadas pelas roupas. Experimente pô-las em prática e veja os resultados em primeira mão.
Mais do que remover a sujidade, a lavagem da roupa deve deixar os tecidos prontos para o contacto saudável e confortável com a nossa pele!