Como Arrumar Mala de Viagem
Se sempre que vai viajar não sabe ao certo como fazer a mala de viagem, tome nota destes 5 passos que vão simplificar – e muito – a sua vida. Passará a fazer a mala mais depressa, a fechá-la sem problemas e a saber onde encontrar cada item que lá colocar!
Como organizar mala de viagem em 5 passos
Parece uma tarefa simples, mas sem as técnicas de organização adequadas, fazer as malas pode ser um processo frustrante e demorado.
O principal truque é tratar da sua mala de viagem, como se estivesse a organizar o roupeiro, pois quando o abre, pretende encontrar tudo logo à primeira certo?
Preste atenção a estes 5 passos, onde lhe contamos várias dicas infalíveis para que a organização da mala seja fácil e rápida.
Vamos a isso!
1. Faça uma lista e defina prioridades
O planeamento é meio caminho andado para o sucesso – sim, também em situações tão simples como fazer a mala de viagem ou até mesmo lavar roupa na máquina.
Por isso, decida com antecedência as roupas que levará para a viagem, tendo em conta o clima do destino, a duração da estadia, e as atividades planeadas. Faça esta seleção anotando tudo e tendo o minimalismo em consideração. Leve apenas aquilo que tem a certeza que vai usar. Para ajudar, simule as possibilidades de conjuntos para cada dia e atividade.
Dê preferência a peças versáteis, que combinem com várias opções, e a roupas mais leves e menos volumosas, que lhe permitirão levar consigo uma maior variedade.
2. Dobre as camisolas, calças e vestidos em rolo
Sabia que o cilindro é a forma mais compacta e menos suscetível de ganhar vincos no que toca a dobrar roupa? Sejam t-shirts, camisolas, tops ou vestidos, comece por dobrar as mangas para dentro, formando um retângulo. Depois, enrole o retângulo cuidadosamente, para obter um rolo. Em alternativa, pode também dobrar ao meio na vertical e depois várias vezes na horizontal. Faça o mesmo com calças, calções e saias.
Dobre primeiro todas as peças, separe-as por categoria e depois coloque os rolos na mala lado a lado e na direção vertical. Esta organização da mala permitirá que veja onde está cada uma das peças sem precisar de procurar, pois todos os rolos ficarão à mostra. Caso leve camisas engomadas, dobre-as como se as fosse arrumar e enrole um cinto à volta do colarinho, para evitar que este se amachuque.
3. Preencha os espaços vagos com roupa interior e acessórios
Para uma melhor gestão do espaço, a roupa interior e os acessórios devem ser os últimos a entrar na mala. Agora que maioria das roupas está bem encaixada, use os espaços restantes para colocar peças mais leves e que não se amachucam, como é o caso de cuecas, sutiãs, camisolas interiores e acessórios.
Caso não leve sapatos na mala, faça o mesmo com as meias, dobradas aos pares e em rolo. Se os levar, no entanto, coloque as meias no seu interior, aproveitando esse espaço. Guarde então os sapatos num saco de plástico, para não sujarem a roupa, e posicione-os num canto da mala designado.
4. Leve as roupas mais pesadas ou volumosas no corpo
Enquanto a bagagem tem sempre um limite, definido pelo espaço disponível ou pela regulamentação das companhias de viagem, nada impede que leve algumas peças já vestidas, vagando mais espaço na mala.
Se vai levar consigo dois pares de sapatos, por exemplo, leve calçados aqueles que são mais pesados ou volumosos. Os casacos poderão ser transportados vestidos, no braço, amarrados à volta da cintura ou pelas costas, assim como sweatshirts ou camisolas grossas. Em situações de muito frio, vestir dois pares de calças ou de camisolas também pode ajudar a ganhar algum espaço na hora de arrumar a mala de viagem.
5. Na viagem de regresso, repita o processo
A importância da organização de mala é a mesma no regresso a casa. Muitas pessoas encontram dificuldades em fechar a mala após a viagem, pois as roupas já se encontram desdobradas, e existe uma tendência para colocar as peças sujas dentro de um saco sem qualquer tipo de organização.
Para contornar este problema, crie o hábito de dobrar as roupas sujas à medida que as dispensar, reservando-lhes uma zona separada da mala, dentro de um saco ou bolsa. Organize-as na mesma em rolos, e verá que a mala vai voltar a casa tão organizada e bem fechada quanto saiu. Depois é só colocar na máquina e lavar com o A+ Pure Senses Refresh, para que fique novamente com uma fragrância incrível.
Agora que sabe como arrumar a mala de viagem de forma eficiente, rápida e simples, esta tarefa passará a ser muito mais agradável. Partilhe estas dicas com quem pode precisar delas!