Como Fazer uma T-Shirt Tie Dye?
Neste artigo, contamos-lhe tudo sobre esta técnica de tingimento: o que é o tie dye e o seu significado, como fazer uma t-shirt ou qualquer outra peça em casa e que tintas podem ser usadas.
Tie Dye: o significado
Apesar de ter sido popularizado nos anos 70, pela cultura hippie, o tie dye tem muito mais história. Há milhares de anos, tecidos como a seda, o cânhamo e o algodão eram tingidos em várias culturas – há vestígios desta prática na China, no Japão e na Índia. Como tinta, usavam aquilo que encontravam na natureza: frutos, legumes e até flores.
Hoje em dia, esta técnica ressurge ligada à afirmação da individualidade, à manifestação de uma atitude política e à sustentabilidade na moda, através da transformação de peças de vestuário. As pessoas procuram peças únicas, diferenciadoras, criativas e mais amigas do ambiente, e encontram tudo isso nesta tendência. O melhor de tudo é que é muito fácil fazer uma mala, uma saia ou uma t-shirt tie dye em casa. Quer saber como? Nós explicamos!
T-Shirt Tie Dye: como fazer?
Vai precisar de apenas 7 coisas para fazer uma t-shirt tie dye: uma t-shirt branca, tinta para tecido, água, fio, luvas, um alguidar e uma garrafa.
A t-shirt deve ser de algodão, linho ou cânhamo, pois são os tecidos que melhor recebem o tingimento. O ideal é que seja 100% composta por um destes materiais, mas caso tenha 10% de licra ou poliéster também serve. Evite usar t-shirts com uma mistura de tecidos de 50/50, pois ficam tingidas, mas não agarram tão bem a cor.
Para começar, faça uma pré-lavagem com água quente à t-shirt, independentemente de ser usada ou nova. Assim, quaisquer componentes impeditivos da absorção da tinta são retirados (nódoas de gordura, poeiras ou químicos, por exemplo). Deixe a t-shirt húmida para facilitar o processo de tingimento.
Se puder, faça a sua t-shirt tie dye no exterior. Caso não seja possível, proteja o espaço escolhido com plástico, para não tingir outros objetos acidentalmente. Vista uma roupa velha, que não se importe de estragar.
Coloque o alguidar vazio na área protegida, calce um par de luvas de plástico e prepare as tintas para tie dye. Caso pretenda usar uma única cor, dilua a tinta tie dye em água fria, no interior da garrafa. Pode acrescentar mais pigmento se achar necessário, consoante o tom que deseja obter. Se o objetivo é usar várias cores, prepare cada mistura na sua garrafa.
Depois, enrole a t-shirt e ate-a em vários pontos com o fio. Consoante o tipo de desenho que deseja obter, pode enrolar e prender a t-shirt de diferentes formas, assim como despejar a tinta de um modo específico:
1) Pode enrolar o tecido na vertical, prendendo em vários pontos horizontais para criar riscas. Basta despejar a tinta da garrafa de forma igual em toda a t-shirt. Aproxime mais a tinta dos fios para conseguir riscas finas; afaste-a para obter riscas grossas;
2) Para criar um arco-íris no peito, repita o processo anterior, mas coloque mais fios na zona abaixo das axilas e pinte cada espaço entre eles com uma cor diferente;
3) Se quiser fazer um efeito espiral, enrole a t-shirt a partir do centro, formando uma espécie de cilindro, e prenda-a com vários fios em jeito de fatias à volta da forma. Neste caso, pinte fatias alternadas ou tinja cada fatia com uma cor diferente.
Depois de distribuir a tinta, coloque a sua t-shirt tie dye de molho no alguidar com 1 litro de água fria. Deixe ficar por 30 minutos e seque-a ao ar livre. Para preservar as cores do tingimento, lave sempre a peça a frio com o seu A+ Ecopack Optimal.
Este método funciona também para outras peças de roupa, como sacos de pano, lenços, saias, mochilas, ténis de algodão e muito mais.
Tintas para Tie Dye
As tintas para tie dye mais adequadas são as chamadas tintas para tecido, à venda em lojas de materiais artísticos e hipermercados. Contudo, há quem escolha fazer o tingimento com outro tipo de materiais, como é o caso da lixívia, que funciona bem para criar manchas brancas em peças coloridas.
Também os tingimentos naturais, mais amigos do ambiente, são capazes de criar resultados incríveis, através de técnicas diferentes. Alguns dos mais populares são a beterraba, os morangos, a cenoura, o açafrão, os mirtilos e os espinafres.
Sente-se com inspiração? Agora que já sabe como fazer uma t-shirt tie dye, divirta-se a experimentar e crie peças únicas para usar, oferecer ou até mesmo, mais tarde, vender em segunda mão!