Como Tirar Tinta da Roupa
Quer descobrir como tirar nódoas de tinta das suas peças preferidas? Siga os conselhos A+ e ponha fim às nodoas!
Como Tirar Tinta de Caneta da Roupa – Nódoas de Tinta à Base de Água
Os acidentes e descuidos acontecem: uma caneta que rebenta dentro da mala ou uma caneta mal fechada dentro do bolso da camisa são casos típicos e comuns que originam aborrecidas e inconvenientes nódoas de tinta. A maioria das esferográficas utiliza tinta à base de água, assim como grande parte das canetas de feltro utilizadas pelas crianças e até algumas tintas de parede.
como grande parte das canetas de feltro utilizadas pelas crianças e até algumas tintas de parede. Caso se trate de uma composição à base de água, tirar tinta de caneta da roupa não tem que ser um problema sem resolução. Existem alguns truques que podem ajudar a salvar as suas peças favoritas:
- Agir rápido é a solução. A mancha de tinta irá sair melhor se ainda estiver fresca.
- Pressione delicadamente a nódoa com um pano branco, preferencialmente de microfibras, de forma a absorver a tinta o mais possível. Caso se trate de um tecido delicado (como por exemplo a seda), substitua o pano por um algodão. Repita a operação dos dois lados do tecido, para absorver o máximo de resíduos possível.
- Caso se trate de uma mancha de dimensões maiores, utilize um pouco de detergente da roupa diretamente sobre a nódoa, massajando-a suavemente, de dentro para fora. Nunca esfregue a nódoa de tinta, pois poderá fazer com que a mesma alastre para uma maior área no tecido.
- Tenha o cuidado de colocar um pano debaixo da zona de tratamento, para evitar que a nódoa passe para outras zonas do tecido.
- Lave a peça como habitualmente, com o detergente A+ da sua preferência: Optimal, Mountain Breeze ou Fresh Flowers.
Como Tirar Tinta de Parede da Roupa – Nódoa de Tinta à Base de Óleo
Quer se trate de um novo quarto de bebé ou de uma renovação nas paredes do seu quarto, pintar a casa pode ser uma tarefa complicada. Para poupar algum dinheiro ou simplesmente por gosto pessoal, pode optar pela versão “faça você mesmo”. O problema é que pode acabar por pintar não apenas a parede… mas também parte da sua roupa.
Tirar nódoas de tinta à base de óleo pode não ser uma tarefa simples, pois a composição deste tipo de tinta é bastante forte. As tintas utilizadas para a pintura de quadros, vitrais e outros trabalhos profissionais possuem também uma composição à base de óleo, pelo que assumem habitualmente um carácter permanente.
Caso tenha acesso à embalagem de tinta utilizada, consulte o rótulo, pois poderá ter indicações importantes sobre como eliminar os resíduos do produto em questão. Lembre-se sempre: cada tecido tem especificidades próprias, assim como cada tipo de tinta, pelo que o tratamento das peças poderá exigir alguma atenção e paciência.
Siga as dicas abaixo e garanta o melhor cuidado para a sua roupa:
- Tirar tinta de roupa torna-se mais fácil se agir com rapidez. Caso consiga, deverá iniciar o processo de limpeza antes de a nódoa secar.
- Com um pano limpo ou um pouco de algodão, coloque um pouco de aguarrás sobre a nódoa e pressione suavemente para que o produto se entranhe nas fibras do tecido. Lembre-se de testar primeiro num local pouco visível da peça para evitar quaisquer danos. NOTA: poderá também tentar substituir a aguarrás por álcool.
- Lave a peça na máquina, como habitualmente, com o seu detergente A+ habitual. Não se esqueça de consultar as etiquetas da roupa para verificar as instruções de lavagem da mesma.
Pode parecer um caso perdido mas não desespere. Com os conselhos A+ tirar tinta da roupa pode ser mais fácil! Apenas tem que seguir as nossas dicas e… usufruir do resultado final do seu trabalho!