Dicas para estender roupa

Dicas para estender roupa

Como em tudo na vida e tal como acontece com a secagem da roupa, também há truques e preceitos para estender a roupa de forma correta e que preserve a qualidade das peças. As marcas das molas e o desgaste da cor e do tecido pelo sol ou pelo ferro de engomar são problemas que pode evitar com os cuidados certos.

Curioso? Fique a saber como estender uma camisa, um lençol ou um par de cuecas do modo mais eficiente e eleve as suas skills de tratamento da roupa!

Cuide do seu estendal

Para garantir que não mancha ou danifica as roupas, o estendal deve ser limpo com frequência. Afinal, se a roupa lavada entrar em contacto com pó ou sujidade na corda, ficará marcada e precisará de ser lavada novamente, com o seu detergente de eleição A+ Active4 Caps Colour. De modo a manter o seu estendal, uma vez a cada quinze dias, passe um pano seco ao longo da corda, várias vezes até verificar que sai limpo. Se as cordas começarem a desenvolver ferrugem, o melhor será substituí-las.

Escolha molas de qualidade

O eterno dilema – molas de plástico ou de madeira? – não tem resposta certa ou errada. Por um lado, as molas de plástico costumam ser mais frágeis e é importante ter em conta que a redução do plástico é uma das medidas mais importantes da sustentabilidade. Por outro, as de madeira têm maior probabilidade de escurecer e manchar as roupas. Por isso, e independentemente do material das suas molas, é importante que estas sejam de qualidade e que tenha alguns cuidados para preservar o seu bom estado.

Nunca as deixe no estendal – guarde-as num local seco e com circulação de ar, para evitar que a ferrugem se forme nas partes metálicas. No momento de estender roupa, evite segurar duas peças com uma mesma mola. Para além de sobrecarregar a mola, dificultará a passagem de ar por entre as roupas.

Estenda da melhor forma

Cada peça de roupa tem uma forma ideal de ser pendurada para secar. Ao ter o cuidado de a adotar, estará a prolongar a vida das peças, a evitar marcas e até a garantir que secam melhor. Siga estas dicas e aprenda como estender roupa da melhor forma, peça a peça.

  • Para evitar que o sol desgaste a cor das roupas, estenda-as sempre do avesso, quer sejam camisolas ou calças.
  • As camisolas devem ser penduradas pelo meio ou pela linha das axilas, com uma mola de cada lado. Estendê-las pelo fundo ou pelo colarinho facilitará a deformação, devido ao peso.
  • Quando às malhas ou blusas delicadas, é melhor pendurá-las pelo meio, mas sem molas.
  • Já as calças, devem ser estendidas pela cintura. Porque esta é a zona mais grossa, é também aquela que não ficará marcada pelas molas.
  • Então e as camisas? É muito comum não saber como estender uma camisa com molas – porque esta não é a melhor forma. As camisas devem ser estendidas num cabide, para que fiquem sem marcas e de modo que o peso as estique. A mesma técnica aplica-se aos casacos e blazers.
  • Quanto a estender a roupa interior, pendure as meias pelo meio e nunca pelo elástico ou pela ponta. As cuecas, masculinas ou femininas, podem ser estendidas pela cintura, de forma semelhante às calças. Preste especial atenção às peças mais delicadas: em alguns casos, talvez seja melhor não usar molas.
  • Os sutiãs e biquínis podem ser estendidos pelo meio e com o seu próprio fecho, não precisando de molas. Evite pendurá-los ao comprido, pois vão ficar deformados.
  • As toalhas de banho e lençóis não têm grande preceito: devem ser estendidos pelo meio, sem molas e igualmente do avesso. Caso os lençóis sejam demasiado grandes para o seu estendal, pode sempre optar por dobrá-los em quatro para que caibam na corda. Preferencialmente, roupas de cama e atoalhados devem apanhar tanto sol quanto possível!

Estenda cedo e recolha na altura certa

Para conseguir os melhores resultados, a roupa deve ser estendida logo que acabe de ser lavada. Antes de colocar no estendal, dê uma boa sacudidela a cada uma das peças. Este movimento fará com que a roupa recupere a sua forma, ficando menos amassada – faz toda a diferença!

Não deve apanhar a roupa antes de estar completamente seca, pois desenvolverá um cheiro desagradável, também é de evitar deixá-la demasiado tempo ao sol. O calor em excesso vai danificar e desgastar os tecidos, pelo que o ideal é recolher a roupa assim que estiver seca. Para verificar se a roupa já secou completamente, apalpe a zona mais grossa e/ou a zona inferior de cada peça. Se estas estiverem secas, o resto provavelmente também estará.

Agora que já sabe como estender roupa da melhor forma, partilhe estas dicas com os seus amigos e familiares para que aprendam a cuidar e a prolongar a vida das suas peças!

Outros Conselhos A+

Etiquetas das roupas: como decifrá-las?
Lavar Roupa de Bebé
Como Branquear Roupa Branca