Dicas para Passar a Ferro A Sua Roupa
Estamos aqui para ajudar: se é um iniciante na arte de engomar, se nunca percebeu como passar camisas a ferro corretamente ou se gostava de engomar mais rápido, temos muito para lhe contar. Atente nas nossas dicas e aprenda a cuidar das suas roupas da melhor forma – sem vincos!
Engomar: Regras Básicas
Para otimizar tempo e energia, comece por engomar as peças mais delicadas e com menos vincos, quando o ferro ainda está a aquecer. Quando o ferro estiver bem quente, aproveite para tratar das roupas mais exigentes, como camisas ou lençóis enrugados. Desta forma, evitará estar sempre a regular a temperatura do ferro.
Use movimentos longos e unidirecionais com o ferro para alisar o tecido enquanto previne que a peça alargue. Ao contrário do que muitos pensam, a melhor forma de engomar não é através de movimentos circulares.
Rugas difíceis de alisar? Experimente borrifar com um pouco de água ou ative o vapor antes de usar o ferro de engomar no tecido. A água e o calor são a melhor equipa no combate aos vincos.
Limpe o ferro de engomar regularmente e sempre que verificar qualquer tipo de sujidade. A ferrugem, o pó e outras impurezas podem deixar manchas nos tecidos. Quando não está a passar a ferro, coloque-o numa zona segura e em pé, com as saídas de calor desbloqueadas. Antes de guardar o ferro, desligue-o e deixe-o arrefecer por 10 minutos.
Passar Camisas a Ferro
Sentiu um suspiro a formar-se assim que leu este título? É normal – passar camisas a ferro é provavelmente uma das tarefas mais desafiantes nesta categoria.
Para facilitar o processo, estenda as camisas em cabides assim que as retirar da máquina de lavar e durante o processo de secagem da roupa. O peso da peça vai ajudar a esticar o tecido, garantindo menos vincos para tratar no momento de engomar.
No momento de engomar a camisa, comece pela gola, levando o ferro do centro às pontas repetidamente. Para tratar do corpo da camisa, atravesse-a na tábua na horizontal, de modo a conseguir passar ambas as partes da frente, ombros e costas. Por último, engome os braços e os punhos da peça, com movimentos longos. Lembre-se que as camisas devem ser passadas a ferro de ambos os lados e penduradas de imediato, para que não voltem a amachucar-se. Caso opte por guardar numa gaveta, dobre em quatro, tal como uma t-shirt, com a ajuda do ferro de engomar.
Calças, T-Shirts, e Blusas
A forma de engomar estas peças depende da composição do seu tecido. Enquanto o algodão e a ganga pedem temperaturas mais altas, por exemplo, polyester, o linho, o cetim e a seda são mais sensíveis e devem ser engomados com menos calor, do avesso ou com o auxílio de um pano.
As calças devem ser passadas da cintura à perna, começando pelos bolsos, e dobradas a meio, com as costuras de uma perna alinhadas sobre as da outra. As t-shirts, camisolas e blusas podem ser deitadas na tábua e engomadas de cima a baixo, frente e verso. Pode também dobrar a roupa com a ajuda do ferro de engomar, para que fiquem impecáveis na prateleira.
Contorne sempre os botões e apliques e tenha especial cuidado com as roupas que apresentam estampados, bordados ou outros detalhes frágeis. As temperaturas elevadas do ferro de engomar podem estragar definitivamente estes pormenores! Verifique sempre as instruções de tratamento de cada peça e cumpra com as recomendações de tratamento para prolongar o seu tempo de vida.
Passar roupa a vapor
Uma alternativa super prática e rápida ao ferro de engomar é o ferro a vapor, que pode ser usado diretamente quando estiver a estender roupa, sem necessidade de uma tábua de engomar. Ao movimentar o vaporizador verticalmente, para cima e para baixo, junto à roupa, ela vai ficar lisa e sem vincos, como se tivesse saído da tábua de engomar. Para melhores resultados, experimente segurar as pontas da peça para a esticar enquanto vaporiza.
Ponha estas dicas em práticas e veja como passar a ferro pode tornar-se mais fácil e rápido, poupando-lhe tempo para fazer aquilo de que gosta sem abdicar de um guarda roupa engomado a rigor!