Reciclar roupa usada
Se procura uma forma de tirar estas peças do fundo da gaveta e dar-lhes um destino mais sustentável, a solução pode passar pela reciclagem da roupa usada e estragada.
Contamos-lhe porque deve fazê-lo, quando e quais as formas de reciclar roupa que vão facilitar a sua vida e ajudar o planeta.
Porquê reciclar roupa usada?
Sabia que a indústria têxtil é uma das mais poluentes? Numa era em que o consumo de roupa está muito além do necessário, é urgente pensar em como podemos contribuir para um uso mais responsável do vestuário.
No que diz respeito às roupas que já não estão em condições de ser usadas, o problema é que a maioria das peças são descartadas antes de tempo ou de forma incorreta, através do lixo indiferenciado. Quando isto acontece, acabam incineradas ou em aterros, onde podem demorar até 300 anos a decompor-se. A solução? Reciclagem de roupas em fim de vida, para aproveitar ao máximo a utilidade do tecido.
Quando se deve reciclar a roupa?
É importante ter em mente que nem todas as roupas que não usamos reúnem as condições para ser recicladas – aliás, é o que acontece com a maioria das peças. A reciclagem deve funcionar como um último recurso.
Quando determinada peça de roupa usada ainda pode ser utilizada por outras pessoas, o ideal é doá-la, trocá-la ou vendê-la, com o intuito de evitar o desperdício têxtil. A roupa em segunda mão é sempre uma excelente opção, certo?
Caso a peça possua defeitos ou buracos, remendá-la é a melhor solução.
Em situações de aborrecimento com determinado artigo, a transformação criativa ou upcycling pode ajudar a torná-lo novamente interessante. Apenas quando a peça se encontra em fim de vida e não está em condições para ser reutilizada de alguma destas formas, deve ser reciclada.
Como reciclar roupa usada?
A reciclagem de roupas pode ser feita de diversas formas, consoante a vontade de quem a quiser fazer. É possível fazê-la em casa, usando a imaginação para transformar as peças, ou entregar a roupa estragada a entidades especializadas para que seja encaminhada da melhor forma.
Reciclar a roupa em casa
Com alguma criatividade, um par de tesouras, linha e agulha, as possibilidades são infinitas. O primeiro passo é separar todas peças que deseja transformar em roupa reciclada. Depois, dê asas à imaginação!
Pedaços de roupas inutilizáveis podem ser transformados em panos de limpeza, bolsas, elásticos ou fitas para o cabelo, sacos de pano, filtros de café ou discos desmaquilhantes reutilizáveis.
Com uma grande quantidade de roupas velhas, é possível construir um lençol ou uma toalha de piquenique. Por outro lado, toalhas ou lençóis esburacados podem ser cortados em pedaços menores e dar origem a peças novas, como referido acima.
As calças ou leggings com buracos sem remendo possível na zona entre as pernas, por exemplo, podem ser transformadas em camisolas originais, cortando a área do buraco e transformando-a num decote. Já as meias com buracos demasiado alargados, podem tornar-se esponjas de banho, luvas de limpeza ou mesmo fantoches para crianças.
Pode também combinar vários tecidos para personalizar uma peça de roupa, criando algo único e original. Que tal fazer uma t-shirt com uma estampa frontal feita de recortes de padrões variados? Se lhe parece complicado, procure tutoriais online – existem imensas ideias úteis e simples de reproduzir!
Contentores para reciclagem de roupas
Se a ideia de transformar roupas estragadas não lhe é cativante, a solução poderá passar por depositá-las num contentor próprio. Existem pelo país vários ecopontos de roupa onde é possível colocar têxteis em fim de vida. Uma vez recolhidos, poderão ser usados para os mais variados fins, dependendo do seu estado: reciclagem, reutilização ou entrega para ação social.
A roupa reciclada pode servir propósitos tão diversos como o acolchoamento ou o revestimento de casas, ou de carros. Caso não conheça nenhum contentor deste tipo, experimente pesquisar online ou informar-se junto do seu município de residência.
Atualmente também começam a existir algumas lojas de roupa de renome que aceitam a entrega de peças para reciclagem, por vezes com benefícios para o cliente. Algumas até já lançam coleções, feitas com roupa reciclada. Fantástico, não acha?
Importa mencionar, no entanto, que nem todas as roupas podem ser recicladas. Alguns artigos são compostos por misturas de fibras que não podem ser dissociadas, impossibilitando a reciclagem.
Agora que já sabe como reciclar roupa usada, que tal dar uma nova vida às suas peças negligenciadas e contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta? Mãos à obra!