Poupar energia: 5 dicas que fazem a diferença

Poupar energia: 5 dicas que fazem a diferença

Já todos sabemos que devemos desligar as luzes sempre que não precisamos delas, mas que mais podemos fazer para poupar energia em casa e contribuir para um planeta mais sustentável?

Explicamos-lhe como pode poupar energia através de hábitos e objetos desenhados para a eficiência energética, para que possa ter uma conta da eletricidade mais baixa e evitar o desperdício de energia. Afinal, tal como a água, ela é um recurso valioso que deve ser usado com consciência e responsabilidade.

1. Lave a roupa com água fria para poupar energia

Sabia que cerca de 75% da energia usada na lavagem das roupas corresponde àquela que é necessária para aquecer a água? Podemos, por isso, poupar grande parte desta energia se optarmos por fazer lavagens com água fria, pois parecendo que não, a lavagem da roupa influencia o impacto ambiental.

Para garantir que as suas roupas ficam impecavelmente limpas na mesma, experimente as cápsulas A+ Líquido Hygiene. Contam com uma fórmula de alto desempenho e são totalmente eficazes em água fria, aliando a sustentabilidade à higienização das roupas e permitindo-lhe poupar energia!

A lavagem com água fria tem ainda alguns benefícios para as roupas, pois preserva a cor e a forma das peças durante mais tempo. Só vantagens!

2. Faça um uso responsável dos eletrodomésticos

O frigorífico, as máquinas de lavar e muitos outros aparelhos podem ser os seus melhores amigos na missão de poupar eletricidade. Para tal, basta que os use de forma correta e tendo em vista a diminuição dos consumos.

Na área das limpezas, faça apenas lavagens de roupa e de loiça quando conseguir atingir a capacidade máxima das máquinas. Tenha especial cuidado com o frigorífico e com o congelador, cujas portas devem permanecer abertas o mínimo tempo possível. As fugas nas borrachas desregulam rapidamente a temperatura do equipamento, pelo que é importante verificar que se encontram em bom estado.

Quanto ao ar condicionado e ao aquecedor, procure usá-los apenas quando estritamente necessário. Por vezes uma manta, um chá, uma janela aberta ou um duche fresco são suficientes para regular a temperatura corporal. Pode também programar alguns eletrodomésticos para se desligarem após algum tempo de inatividade, como é o caso da televisão ou da aparelhagem. Caso adormeça ou se esqueça de desligar, com esta opção vai poupar eletricidade.

3. Escolha eletrodomésticos eficientes para poupar eletricidade

Para além de fazer um uso consciente deles, é importante que opte por eletrodomésticos com uma elevada eficiência energética, que permitam fazer mais com menos eletricidade.

Se procura fazer uma grande mudança no consumo energético do seu lar, mas não sabe como poupar energia para além da alteração de hábitos, a solução pode passar pela substituição de alguns aparelhos. O computador de mesa, a televisão LCD ou o forno antigo estão provavelmente a consumir mais energia durante uma hora do que aquela que os modelos mais recentes gastariam em três. Talvez tenha chegado a altura de os trocar por equipamentos mais eficientes e de começar a poupar energia!

4. Instale lâmpadas de baixo consumo para poupar luz

Desligar o interruptor sempre que sai de uma divisão ajuda a poupar luz, mas não serve de muito se as suas lâmpadas consumirem muita eletricidade. Para conseguir uma boa iluminação com baixos consumos, opte por lâmpadas LED, idealmente com controladores de intensidade. Esta funcionalidade permite que ajuste a luz às suas necessidades, não precisando de usar sempre a sua capacidade total e criando um ambiente mais confortável.

Pode também escolher lâmpadas com sensores de movimento, que se apagam sozinhas após algum tempo de inatividade na divisão em que estão colocadas. Deste modo, evitará deixar as lâmpadas de locais como corredores, jardins ou garagens acesas por esquecimento e poderá poupar luz.

5. Use extensões elétricas com interrupto

Grande parte dos dispositivos ligados à corrente não param de usar energia quando carregamos no botão de desligar – simplesmente entram em modo stand by, passando a consumir menos energia. Como podemos então, contornar este problema e poupar eletricidade sem termos de desligar os eletrodomésticos e carregadores um a um sempre que paramos de os utilizar?

Uma das opções mais comuns são as extensões elétricas com interruptor, que podemos desligar sempre que não precisarmos de usar mais os aparelhos que estão ligados, cortando a corrente. Quando quisermos voltar a usá-los, basta carregar novamente no botão para ligar a extensão!

Outra opção muito útil são as extensões ou tomadas elétricas inteligentes, que controlam os gastos de energia consoante os aparelhos a elas ligados estejam ou não a precisar dela. Algumas podem inclusive medir a quantidade de eletricidade gasta, permitindo descobrir gastos imprevistos e desenhar novas formas de poupar energia.

Esta leitura foi-lhe útil? Então aproveite para partilhar com os seus amigos e familiares como já sabe poupar energia através de estratégias simples. Eles agradecem – e o planeta também!

Outros Conselhos A+

O que está a acontecer com o preço da eletricidade?