Tudo Sobre Poupar Água
Siga as nossas dicas, que vão muito além do fecho das torneiras, e saiba como pode poupar água em casa e no dia a dia. Fique a conhecê-las!
Medidas para poupar água: otimize o seu uso
Existem alguns truques que podem fazer com que a água que usa seja o mais eficiente possível. Na casa de banho, feche a torneira sempre que não estiver a usar água. Na cozinha, prefira um alguidar em vez de água corrente para lavar alimentos ou pequenas quantidades de loiça. Se tiver um jardim, existem várias medidas para poupar água que pode adotar: automatize as regas, prefira plantas que não bebem muito, escolha regá-las nas horas de menor calor e evite lavar o chão com água corrente.
Dentro e fora de casa, pode ainda instalar nas torneiras redutores de caudal, que permitem controlar a quantidade de água que é libertada quando estas se encontram abertas. Faça também inspeções frequentes para garantir que não existem fugas na sua casa. Torneiras a pingar, canos furados ou autoclismos com perdas de água são alguns dos problemas discretos que podem estar a desperdiçar centenas de litros de água.
Como poupar água: aproveite as máquinas de lavar
Ainda lava tudo à mão para poupar água? Engana-se! Gastamos muito menos água ao lavar a loiça e a roupa nas respetivas máquinas – desde que saibamos fazê-lo corretamente. Para aproveitar ao máximo estes eletrodomésticos e usar menos água nas lavagens, abasteça-os com a capacidade total. Assim estará a garantir que lava a mesma quantidade de loiça ou roupa com menos lavagens. Contudo, tenha sempre atenção às recomendações no manual de instruções para não sobrecarregar a máquina.
Se possível, abdique de quaisquer programas de pré-lavagem, que enchem a máquina de água na totalidade para colocar as peças de molho. Se achar necessário, pode sempre colocar a loiça ou a roupa de molho num alguidar antes de pôr na máquina, gastando menos água. Outra opção útil é usar os programas económicos que poupam eletricidade e podem utilizar até menos 30% da quantidade de água necessária para uma lavagem normal.
Antes de comprar uma máquina de lavar roupa ou loiça, tenha sempre atenção à sua eficiência energética. É necessário também ter sempre em conta o detergente que utiliza, para que possa garantir uma lavagem eficaz e respeitar o consumo de água. Como tal, deve procurar um detergente de alta performance e eficaz em água fria, como é o caso do A+ Active4 Caps Hygiene.
Como poupar água em casa: reutilize
Versátil e multifacetado, este é um recurso que tem a grande vantagem de ser um bem reutilizável. Para poupar água com pequenas reaproveitações, pode colocar um recipiente na banheira onde guarda toda a água que corre enquanto não chega à temperatura certa para o banho. Esta água pode ser posteriormente utilizada para beber, para cozinhar, para lavar, para regar as plantas e muito mais!
Do mesmo modo, evite deitar qualquer água fora. Por exemplo, a água da tigela dos animais, do chá que sobrou ou da lavagem dos legumes pode ser reaproveitada para regar as plantas, evitando ter de abrir novamente a torneira.
Melhore os seus hábitos alimentares
A produção e o transporte dos alimentos que consumimos são processos que requerem um uso de água muito maior do que aquele que fazemos em casa. Mas como poupar água através da comida se ela nos é essencial? Felizmente, existem algumas alterações que podemos fazer aos nossos hábitos alimentares para reduzir o seu impacto ambiental.
As principais mudanças para uma alimentação mais sustentável passam por reduzir a proteína animal (principalmente as carnes vermelhas), comer mais vegetais e frutas e evitar comprar alimentos processados. Em paralelo, procure comprar produtos locais e reduzir ao máximo o desperdício alimentar, planeando todas as refeições conscientemente e aproveitando as sobras para fazer pratos reinventados. Estará a poupar água de uma forma indireta e a contribuir para a sua saúde!
Compre apenas o necessário
Quase tudo aquilo que usamos no nosso dia a dia precisa de água para ser produzido – das roupas ao papel e ao plástico e até aos eletrodomésticos. Por isso, reduzirmos a quantidade de coisas que compramos é também uma ótima forma de reduzirmos a nossa pegada de água.
Para poupar água também com os seus hábitos, pense duas vezes antes de comprar algo novo, seja um telemóvel ou um par de calças. Precisa mesmo de um novo? Pode reaproveitar algo que já tenha para a mesma função? Pode alugar ou pedir emprestado? É possível comprar em segunda mão? Se a resposta a alguma destas questões for positiva, opte pela opção mais sustentável e evite a compra de um objeto novo.
Tudo a postos para ajudar o planeta? Agora que já sabe mais sobre como poupar água, partilhe estas medidas com os seus amigos e familiares e seja um agente da mudança que luta pela sustentabilidade do mundo.